gestão completa para a sua rede de óticas com laboratório

VISÃO GERAL

NexGEN Ótica é uma versão do NexGEN ideal para aumentar suas vendas de óculos que requeiram os serviços de laboratórios próprios ou de terceiros, melhorar o atendimento aos seus clientes, possibilitando a entrega de suas encomendas no prazo certo, aumentar a produtividade dos laboratórios próprios e reduzir custos e perdas de materiais no processo.

FRENTE DE LOJA

Realize suas vendas de produtos óticos com pedidos ou checkout, com ou sem TEF integrado. Aumente suas vendas com convênios, crediário próprio, concessão de descontos variados, reserva de produtos, promoções, campanha de vendas e preços diferenciados por loja.

LABORATÓRIO

Agrupe as OS´s emitidas na loja em malote e as envie para o laboratório. Acompanhe, na loja, as etapas do processo de fabricação dos óculos e o cumprimento do prazo de entrega pelo laboratório. Controle a qualidade das OS´s recebidas (check-in) no laboratório e a qualidade dos produtos entregues (check-out) pelo laboratório. Controle os insumos utilizados na produção das lentes, as perdas no processo e registre os problemas encontrados no produto acabado. Controle a qualidade do montador.

RETAGUARDA DE LOJA

Gerencie todo o processo logístico da sua empresa. Catalogue seus produtos: armações, lentes, blocos, etc, e defina a estrutura comercial (categorias) mais adequada ao seu negócio. Administre diversas tabelas de preços. Controle sua lucratividade. Compre e reabasteça as lojas otimizando os estoques e gerenciando todo o ciclo de compras e abastecimento. Realize o recebimento de mercadorias de forma rápida e com segurança e com integração automática com o Contas a pagar e o Fluxo de caixa. Controle o seu estoque disponível para vendas, com avaria, em garantia, em poder de terceiros, em demonstração, etc. Controle de inventário normal ou rotativo. Integre-se com a solução STAR da Luxóttica.

VENDA DE ÓCULOS

Realize a venda de óculos com sinal ou sem sinal. Realize o cadastro de oftalmologistas e optometristas. Emita uma ou mais Ordem de Serviço (OS), por pedido, para execução dos serviços pelo laboratório. Emita OS 1 Hora (lentes prontas) ou OS Encomenda (entrega futura). Reduza custos através da validação técnica da dioptria no ato emissão do pedido. Emita OS de retificação, no caso de ocorrência de problema com os óculos entregues ao cliente. Utilize-se das funcionalidades de predição do prazo de entrega do NEXGEN Ótica para ser mais assertivo com seu cliente.

FISCAL

Emissão de CF-e (MFE-Ceará; SAT-São Paulo), NFC-e, ECF, NF-e. Carta de correção, NF-e complementar, Inutilização de NF-e/NFC-e. Registro de Inventário. Relatórios de apuração de ICMS e IPI. Emissão de obrigações acessórias (SPEDs, SEF-II, SINTEGRA, etc). Possibilidade de configuração de transações especiais de movimentação de estoque para atender especificidades fiscais do seu negócio. Tratamento da Lei de Responsabilidade Fiscal, DIFAL, CEST, Fundo de Combate à Pobreza, GTIN, etc.

RETAGUARDA FINANCEIRA E ADMINISTRATIVA

>Gerencie o Contas a pagar, o Contas a receber e a Tesouraria, com integração com os bancos. Gere automaticamente o Fluxo de Caixa e o DRE. Garanta seus recebíveis com conciliador de cartão integrado e com poderoso módulo de tele cobrança, integrado com o SPC e o SERASA. Elabore sua Contabilidade automaticamente, a partir das movimentações comerciais, financeiras e do patrimônio geradas pelos usuários do sistema, através da configuração de eventos contábeis, efetuada pelo próprio contador. Completo Controle do Patrimônio da empresa.

BI

Utilize-se de poderosa ferramenta de Business Intelligence, desenvolvida na plataforma POWER BI da Microsoft, para analisar os principais dados de vendas, faturamento, compras, estoque e financeiros. Para maiores informações, acesse.

REDUÇÃO DE CUSTO DE TIC

O NexGEN Ótica é uma solução web, em Java, sobre bancos de dados Microsoft SQL Server ou Oracle. É preferencialmente comercializado na modalidade SPW – Serviço de Processamento pela WEB, que libera o cliente dos investimentos em infraestrutura de servidores, softwares, nobreaks, sistemas operacionais, bancos de dados e dos custos permanentes de administrar toda esta infraestrutura.

CONTINUIDADE OPERACIONAL

Garante a continuidade das vendas com o uso de servidores locais somente nas lojas com problema de internet, com recuperação rápida e íntegra dos dados do servidor da loja, em caso de desastre (quebra ou furto).

Mais informações

O sistema possui um conjunto de críticas quanto as características da dioptria (cilindro, esférico, altura, DNP) baseado em informações pré-cadastradas como:

  • Valores máximos e mínimos para cada item da dioptria;
  • Análise da compatibilidade entre as lentes e a armação escolhida.

Além de outras críticas mais gerais que fazem parte da característica do negócio.

A loja poderá a todo instante saber em que parte do processo de produção encontram-se as lentes, se estiver utilizando o processo de produção do sistema. Podendo informar ao cliente com antecedência possíveis atrasos ou a confirmação do prazo.

No ato da venda, o sistema solicita os dados da receita e de materiais eventualmente fornecidos pelo cliente (armações, por exemplo), critica a dioptria e emite a OS para a realização, pelo laboratório, próprio ou de terceiros, dos serviços contratados pelo cliente.

O sistema permite agrupar várias OS´s de diferentes clientes em malotes, para garantir o controle da entrega e recebimento pelo laboratório, emitindo os documentos fiscais de transferência de materiais da loja para o laboratório e vice-versa. O sistema disponibiliza consulta do histórico do relacionamento entre a loja e o laboratório e, quando utilizado laboratório próprio, permite que a loja acompanhe as etapas de produção das lentes.

Sim. O sistema possui recursos para acompanhar as várias etapas de produção das lentes, como:

  • Os insumos utilizados na produção das lentes;
  • Controle de qualidade de chegada e saída dos produtos no laboratório, onde é possível registrar problemas encontrados no produto acabado;
  • Controla a existência dos materiais necessários para executar a OS, as perdas no processo, identificando o tipo de erro encontrado.

O NexGEN Ótica sugere e aceita somente prazos de entrega previamente estabelecidos pela empresa para os diferentes serviços fornecidos pelo laboratório. Mediante algumas configurações, o sistema gera automaticamente o prazo de entrega dos óculos, levando em consideração os feriados e horário de funcionamento de cada loja. Permite, também, quando utilizado laboratório próprio, que a loja acompanhe as etapas de produção das lentes e verifique se o prazo será cumprido. Informa, também, nas pesquisas, através de cores, se a entrega dos óculos se encontra em atraso ou não.

O sistema possui recursos que permitem controlar o processo de garantia de uma OS, possibilitando, quando usado o laboratório próprio, a geração da OS Retificação, reintroduzindo a fabricação das novas lentes no processo de produção, e onde será analisado o problema dos óculos e qual o procedimento a ser realizado, controlando possíveis perdas e responsáveis.

Sim. O NexGEN Ótica pode gerenciar redes de franquias, inclusive as que possuem lojas próprias combinadas com lojas franqueadas.

As funcionalidades da frente de loja são independentes da disponibilidade do serviço da WEB. Todas as operações da loja são realizadas no PDV e replicadas automaticamente de/para o servidor central, em intervalos de segundos. O NexGEN garante, ainda, a sincronização automática dos dados entre o servidor central e o da loja, após o serviço de internet for restabelecido.

Em caso de perda do servidor da loja, as informações não são perdidas, pois, o NexGEN Ótica mantém as informações das lojas sincronizadas no servidor central, em intervalos de segundos, sendo restauradas automaticamente para o novo servidor de loja, assim que este seja disponibilizado.  

O NexGEN possui vários relatórios de análises de informações de vendas, faturamento, estoque, compras, financeiros, laboratório, etc. Além disso, disponibiliza um poderoso BI embutido, com as análises das vendas, faturamento, estoque, análise financeira, etc.

O NexGEN Ótica controla toda a gestão financeira da empresa. Possui um controle completo do contas a pagar, do contas a receber das vendas, realizadas com cartão de crédito e débito, cheque, convênios, caderneta, etc, e do controle da tesouraria, integrado com os caixas das lojas e com o fluxo de caixa, possibilitando a configuração do DRE; tudo isso integrado com a contabilidade e com o BI.

O NexGEN Ótica tem o controle total das vendas em crediário próprio.

Possui funções de análise e aprovação de crédito, realizadas automaticamente, a partir de critérios estabelecidos pelo próprio Cliente, ou realizadas na retaguarda, com integração com o SPC e o SERASA, funções de digitalização e controle de validade de documentos de identificação do cliente e gera automaticamente os carnês ou duplicatas.

Possui, ainda, um módulo completo de cobrança centralizada e/ou distribuída nas lojas, integrado com discador automático, emitindo mensagens alertas ao vendedor no momento de vendas, permitindo a simulação e o registro das renegociações e acordos de cobrança. Gera lista eletrônicas de cobrança conforme parâmetros de atrasos definidos pelo Cliente, permite a transferências de débitos para serem cobrados por escritórios de cobrança, controla a efetividade e a produtividade dos agentes internos de cobrança.  

O NexGEN Ótica possui um módulo contábil próprio, totalmente integrado com os demais módulos. Possibilita que o próprio contador parametrize os eventos contábeis, de acordo com as regras de negócio do Cliente, e realize, a qualquer tempo, simulações de lançamentos contábeis, antes de efetivá-los.